segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Injecção de células estaminais no cérebro para tratar AVC

Uma equipa médica do Instituto de Neurociências e psicologia da Universidade de Glasgow (Reino Unido) injectou, pela primeira vez, células estaminais no cérebro de um paciente que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

 A vítima do acidente, um ex-camionista de 60 anos, ficou severamente incapacitada após ter sofrido um AVC há 18 meses e o grupo de especialistas, liderado por
Keith Muir, decidiu introduzir um milhão de células numa região saudável do cérebro, designada putâmen, muito próxima do local deteriorado. Esta operação pretende fazer com que estas células libertem substâncias químicas que estimulem novas células cerebrais e que permitam o desenvolvimento de vasos sanguíneos, ao mesmo tempo que o tecido sara e a inflamação se reduz.
    
 A equipa de investigadores espera vir a tratar mais 11 pacientes com esta técnica, usando doses mais elevadas. Estudos anteriores realizados em animais sugerem que a experiência é segura e eficaz na recuperação do tecido danificado, verificando-se um novo crescimento de vasos sanguíneos.

Como o tipo de AVC mais comum é o isquémico e ocorre devido à falta de irrigação sanguínea numa determinada zona, o desenvolvimento de novos neurónios e a redução da inflamação serão os primeiros passos para o processo de recuperação.

O teste ficou conhecido pelo nome de Investigação piloto com células estaminais em AVC
(PISCES). A injecção ainda terá de ser avaliada, mas a este nível os médicos adiantam que usam gravações da actividade do paciente e scanners para os ajudar.

Apesar de esta experiência ter por base numerosas investigações e um bom planeamento, continua a ser necessário realizar mais testes para garantir o sucesso do tratamento.

3 comentários:

  1. Segui este blog com muita atenção e interesse e pude chegar a uma conclusão: estes alunos são nada mais nada menos que formidáveis. Pude também concluir que esta é uma boa escola.

    ResponderEliminar
  2. os meus parabéns a estes Senhores Médicos, espero que em Portugal chegue este tratamento brevemente, estando eternamente agradecido a estes Valentes Médicos.
    tenho 54 anos, sofri um avc hemorragico em 18 out.2009, fiquei com o lado direito todo afectado.
    num caso destes,logo, oferecia-me com todo o
    gosto para voluntário ou cobaia.
    Rui Choças - Elvas
    Elvas 29 de Abril de 2011 21:47

    ResponderEliminar
  3. Susana Ferrão - Lisboa3 de maio de 2011 às 15:36

    Ao que supra se acha exposto seria um verdadeiro milagre para quem com 53 anos de idade, sem qualquer factor considerado de risco, teve em 19.04.2010, um AVC isquemico da ACM esquerda por oclusão da carotida interna esquerda, ficando com hemiparesia direita...submetido a craniectomia descompressiva fronto-temporo-parietal esquerda, com alterações de linguagem, afasia transcortical mista, hemianópsia homónima esquerda entre outras sequelas e lesões provocadas pelo AVC...
    Muitos Parabéns e continuem a divulgar desenvolvimentos dos estudos e investigações feitas. De certa forma para quem lê tudo acerca de AVC e formas de reabilitação vai reconfortando e enchendo os corações de esperanças de que em breve, em Portugal, também será possível esse tratamento.

    Cumpts
    Susana Ferrão - Lisboa

    ResponderEliminar