quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Importante avanço na tecnologia das Ressonâncias Magnéticas

A técnica da Ressonância Magnética (MRI) constitui, actualmente, um dos principais alicerces para a maioria das investigações e pesquisas da área da Neurociência e da Medicina em geral. Este método consiste na utilização de poderosos campos magnéticos e ondas rádio para alterar a alinhação magnética dos átomos do corpo e na leitura das radiações emitidas pelos mesmos. Descoberta em meados de 1973, esta técnica possui um óptimo contraste entre os diferentes tecidos moles, sendo assim muito útil para a análise de cérebros, músculos e corações.

No dia 20 de Dezembro de 2010, uma equipa internacional de físicos e neurocientistas publicaram uma importante descoberta na tecnologia das Ressonâncias Magnéticas, que permite a realização de scans cerebrais até sete vezes mais rápidas do que as actuais. Num artigo do periódico PLoS ONE, a equipa de investigadores descreve duas melhorias que permitem análises cerebrais completas em três dimensões realizadas em menos de meio segundo, ao contrário dos habituais 2 a 3 segundos.

"Quando realizámos as primeiras análises [com esta técnica], foi inacreditável o quão rápido estávamos a ir." relatou David Feinberg, físico e presidente da empresa "Advanced MRI Technologies", da Califórnia. "Era como se estivéssemos a sair de um avião de transporte habitual para embarcar num avião a jacto. Era esta a magnitude da diferença."

Para a área da Neurociência, em particular, análizes rápidas são imprescindíveis para melhor captar a actividade dinámica do cérebro.     

Os scans mais rápidos são possíveis através da combinação de dois aperfeiçoamentos técnicos inventados nesta última década e que separadamente também aumentaram a velocidade das análises. Limitações físicas de ambos os métodos impediram maiores melhorias. "Porém em conjunto, as suas acelerações nos scans são multiplicadas." explicou Feinberg.

1 comentário:

  1. Sinto-em extaseado com a qualidade do vosso blogue. Reguzijo-me com a capacidade gráfica do vosso trabalho e considero profícuo o que têm estado a realizar.

    Noto que o vosso interesse por esta área apresenta um carácter apodíctico permitindo o aumento exponencial da qualidade empírica do site!
    PARABÉNS!

    ResponderEliminar