terça-feira, 26 de outubro de 2010

«O Livro da Consciência»: nova obra de António Damásio



Ainda fresco nas prateleiras das livrarias nacionais, a obra «O Livro da Consciência» é o mais recente trabalho publicado do autor português António Damásio. Posto a venda no dia 24 de Setembro, o livro aborda a ideia da consciência e desmistifica a noção de que esta encontra-se à parte dos processos biológicos do cérebro, integrando este tema nos métodos científicos conhecidos do século XXI.
            O assunto não é uma novidade completa na comunidade científica, tendo sido investigado e questionado já diversas vezes no passado. O próprio António Damásio, no seu livro «O Sentimento de Si», publicado em 2000, já o havia discutido. Em sua obra mais recente, contudo, o neurocientista pretende reformular a concepção de consciência, munido de ferramentas, informações e teorias mais actualizadas e, certamente, inovadoras. As principais questões abordadas pela obra, de acordo com o próprio autor, são essencialmente duas: a forma como o cérebro constrói uma mente e o processo através do qual o cérebro a torna consciente.
             Para Damásio, o livro não se trata de uma resposta definitiva para tais questões. O autor acredita que está meramente a arranhar a superfície do estudo no tema, tratando a obra mais como um “enquadramento teórico” do que propriamente uma teoria. Portanto, o maior objectivo é ainda traçar um programa para a futura investigação na área, contrariando o cepticismo e a resignação nutridos por alguns especialistas ao nível da definição rigorosa e testável da consciência. Damásio aponta diversos avanços seguros sobre o assunto, que apesar de ainda estarem bastante longe de apresentar uma resposta definitiva, afirmam que é muito cedo para os cientistas desistirem desta procura.
            Apesar de não se tratar de uma leitura complexa para especialistas, é necessário possuir algum conhecimento biológico básico para acompanhar os meandros lógicos de António Damásio em sua totalidade. Ainda assim, mesmo para os leigos no assunto, a leitura é bastante fluída e coesa, fruto da experiência literária prévia do autor em obras como «O Erro de Descartes», «Ao Encontro com Espinoza» e «O Sentimento de Si», e é de fácil compreensão caso haja o interesse pessoal do leitor em pesquisar, ocasionalmente, informações mais específicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário