quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC)



No próximo dia 29 de Outubro irá assinalar-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral promovido, a nível internacional, pela “World Stroke Organization”.

O AVC é uma enfermidade caracterizada pela lesão de tecidos cerebrais e pela rápida perda de funções neurológicas que persistem, pelo menos durante 24 horas, devido a uma perturbação do fornecimento de sangue ao nível do cérebro. O AVC pode ser classificado em dois grandes grupos: o AVC isquémico e o AVC hemorrágico. O primeiro tem origem na interrupção da irrigação sanguínea numa determinada zona do cérebro. O fluxo sanguíneo é reduzido ou mesmo interrompido, e as células cerebrais deixam de receber nutrientes e oxigénio essenciais à sua sobrevivência. O segundo resulta de alterações da permeabilidade dos vasos sanguíneos cerebrais ou mesmo da ruptura dos mesmos. Deste modo, ocorre a saída de sangue desses vasos provocando a formação de um aglomerado de sangue que comprime as estruturas cerebrais, alterando o seu funcionamento.
As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exacta da lesão.
O AVC apresenta-se como a 2ª doença que gera um maior número de mortos em todo o mundo e este facto torna gritante a necessidade de uma maior consciencialização da doença por parte da população. Daí a importância de movimentos como o da “World Stroke Organization” que têm como objectivo a prevenção desta enfermidade que gera 15 milhões de mortes anualmente em todo o mundo e uma morte em cada 6 segundos. O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal: a cada hora, morrem dois portugueses vítimas de AVC.
Em Portugal, o AVC é ainda responsável pelo internamento de mais de 27 000 doentes por ano; cerca de 15% dos quais morrem durante o internamento.

A campanha deste ano pretende evidenciar que um 1 em cada 6 seres humanos irá ser vítima de um AVC.
Em Portugal, uma equipa multidisciplinar de médicos, enfermeiras e nutricionistas do Hospital São João do Porto irão falar com as pessoas acerca de nutrição, factores de risco, sinais indicadores de AVC e medidas a tomar em situação de emergência.

Para evitar o AVC, a “World Stroke Organization” apela a que:

- Conheça os factores de risco medindo a pressão arterial, o ritmo cardíaco, o colesterol e a glicemia;
- Pratique exercício físico com regularidade;
- Coma de forma saudável e equilibrada;
- Limite o consumo de álcool;
- Não fume;
- Conheça os sintomas de alarme do AVC e ligue o 112 no caso de suspeita.

Estes simples conselhos podem salvar muitas vidas e campanhas como esta devem ser incentivadas para preservar o bem maior Humanidade, a Vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário