quarta-feira, 8 de junho de 2011

Grupo de Neurociência apresenta o seu projecto




No passado dia 27 de Maio, sexta-feira, o Grupo de Neurociência da Escola Secundária Pedro Nunes realizou a apresentação final do seu projecto no âmbito do “Dia de Área de Projecto”. A apresentação foi realizada na presença de uma assistência superior a cem pessoas e teve lugar na ampla sala polivalente da escola às 12.30h.
Inicialmente, um dos membros do grupo começou por fazer a Introdução ao projecto, enquadrando-o nos objectivos pessoais e profissionais de todos os elementos da equipa e divulgando a planificação da apresentação final com a exemplificação de diversas situações da vida quotidiana passíveis de explicação neurocientífica.
Desse modo, o grupo iniciou então um discurso de cerca de meia hora, durante o qual cada um dos seus membros respondeu, no máximo, a duas questões relativas a situações quotidianas. Exemplos de perguntas às quais a equipa deu resposta foram “Por que gostamos de um determinado tipo de música?”, “Por que é tão difícil guardar um segredo?”, “Por que não sentimos o sabor da comida ao taparmos o nariz?”, “Por que sonhamos?”, “Por que sentimos o déjà-vu?”, “Por que é o bocejo contagioso?” e “Por que gostamos tanto de chocolate?”.
À apresentação da equipa de Neurociência seguiu-se o discurso do ilustre Professor Doutor Luís Bigotte de Almeida, autor da amplamente consultada obra Introdução à Neurociência e a quem o grupo já tinha realizado uma entrevista no mês de Março.
No final da apresentação, o professor prestou-se a esclarecer algumas das dúvidas colocadas pela assistência da sala polivalente, inerentes quer à vida profissional do professor, quer ao estado de investigação em Neurociência que está a ser desenvolvido em Portugal.
Com a finalidade de presentear o professor pelo seu discurso magnífico, a equipa de Neurociência agradeceu a sua presença com muita humildade oferecendo dois exemplares de um produto vinícola de reconhecido valor nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário