segunda-feira, 6 de junho de 2011

Descoberta de uma substância promissora no tratamento das doenças de Alzhemer e de Huntington

Investigadores do Instituto Gladstone identificaram uma substância capaz de diminuir os efeitos da doença de Alzheimer e da doença de Huntington, através de experiências realizadas em ratos.

A equipa liderada pelo Dr. Muchowski descobriu que o composto denominado JM6 bloqueia a acção da enzima KMO (kynurenine 3-monooxygenase) que se especula desempenhar um papel fundamental em doenças neurodegenerativas. Os ratos utilizados tinham sido geneticamente modificados para apresentarem as doenças em estudo.

Nos ratos com doença de Alzheimer, este no composto preveniu défices de memória e evitou a perda das ligações sinápticas entre os neurónios cerebrais. Em ratos com a doença de Huntington, a substância JM6 diminuiu a inflamação do cérebro, salvaguardando as ligações sinápticas. Deste modo, o ciclo de vida dos neurónios cerebrais aumentou, impedindo a progressão da degradação de tecidos cerebrais.

Contrariamente ao que se poderia pensar, o JM6 não penetra no cérebro mas sim na circulação sanguínea inibindo a enzima KMO. As células sanguíneas enviam um sinal ao cérebro para estabilizar as funções cerebrais e para prevenir a neurodegeneração. Uma das vantagens deste tratamento reside no acto dos resultados poderem ser observados através de uma simples análise de sangue.

Esta é uma grande descoberta uma vez que poderá abrir novas janelas no desenvolvimento de uma cura viável para doenças que afectam milhões de pessoas no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário