segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sintomas do Mal de Alzheimer são revertidos em Ratos


Pesquisas de ponta sobre a doença de Alzheimer chegaram, no dia 16 deste mês, a importantes conclusões quanto à possibilidade de um tratamento definitivo para os seus sintomas.
         
Os estudos realizados procuraram uma forma de reverter os sintomas da doença de Alzheimer, actuando sobre o gene Tau. Este gene é responsável pela síntese da proteína Tau, que actua na estabilização dos microtúbulos (componentes principais do citoesqueleto), abundantes nos neurónios do SNC. Uma mutação no gene Tau pode levar à síntese de proteínas Tau mutantes, incapazes de estabilizar correctamente os microtúbulos e provocando potenciais processos de neurodegeneração, entre eles aquele responsável pelo mal de Alzheimer.
           
A equipa de pesquisa da Unidade de Pesquisa de Biologia Molecular Max Plank utilizou, para este fim, ratos transgénicos com duas diferentes variantes do gene Tau humano. Uma variante levava à síntese de proteínas Tau que poderiam desenvolver defeitos estruturais (levando, consequentemente, ao seu mal funcionamento), e outra sintetizava proteínas Tau normais. Como resultado, os ratos com a variante mutante desenvolveram sintomas da doença de Alzheimer, enquanto que os ratos com a variante normal não os desenvolveram.

Em seguida, a equipa de pesquisa tentou, com sucesso, “desligar” o gene Tau disfuncional, inibindo a produção da proteína Tau defeituosa. Os principais sintomas, como a demência, a perda de memória e a redução sináptica, diminuíram drasticamente, revertendo o avanço da doença. Mais impressionante, contudo, foi a velocidade com que se conseguiram os resultados: apenas poucas semanas separaram a inibição do gene e o início da reversão parcial da doença.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do vosso blog.
    Continuem!

    (PS: a verificação de palavras pede-me agora que escreva «neurale»... será coincidência?)

    ResponderEliminar
  3. A friend of mine talked about your blog. Interestingly, he's one of the headmaster of this web page. Can you translate all your neuroscientific information for a better comprehension of your blog? I hope you'll do that! Cheers!!

    ResponderEliminar
  4. It is with great joy that we receive your comment. The translation of all your scientific articles is a very complicated task that requires a lot of spare time, as well as an excelent knowledge about the english language. Therefore, we won't probably translate all our articles, even though we are willing to do it for the most important texts.
    Please spread our blog throughout your country and continue giving more suggestions to improve its quality.
    Cheers!

    ResponderEliminar